Loading...

MICHEL TEMER

President, Brazil

Em 2004, reeleito presidente nacional do PMDB, disputou as eleições municipais de São Paulo, como candidato a vice-prefeito de Luísa Erundina (PSB). No segundo turno, incentivou os presidentes de diretórios do PMDB a apoiarem o candidato José Serra, do PSDB, que disputava com a candidata Marta Suplicy, do PT. Defendeu a candidatura própria do PMDB às eleições presidenciais de outubro de 2006, sendo, porém, contrariado pela convenção do partido. Decidiu, naquelas eleições, apoiar Geraldo Alckmin, do PSDB, mas com a reeleição de Lula, aderiu ao seu governo, de modo que foi um dos principais negociadores da participação de seu partido no governo reeleito do PT.

No ano de 2010, Temer foi confirmado, por unanimidade, como candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff, do PT, defendendo a unificação do partido, que, segundo ele, não vai apenas fazer parte do governo, mas vai, também, governar.

Michel Temer assumiu definitivamente a Presidência da República em 31 de agosto de 2016, após o Senado Federal aprovar o processo de impeachment e afastar a presidente Dilma Rousseff do cargo. Durante o período de afastamento temporário de Dilma, Temer permaneceu como presidente interino por 111 dias.