Plinio Nastari

Conselheiro - CNPE, Conselho Nacional de Política Energética

Sobre

Plinio Nastari

Conselheiro - CNPE, Conselho Nacional de Política Energética

Dr. Nastari detém os graus de M.Sc. e Ph.D. em Economia Agrícola, pela Iowa State University, tendo sido professor de Economia da FGV – Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, nos cursos de nível de graduação e pós-graduação (MBA, mestrado e doutorado) no período de 1984 a 2001.
Foi Diretor Executivo e Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), no período de 2000-2002, durante a década de 1980 ajudou o desenvolvimento das especificações do etanol que permitiram o seu uso em motores de injeção direta.
Serviu como Membro das Comissões Técnicas do Conselho Interministerial de Açúcar e Álcool (1997-1999), Comissão Nacional de Energia (1984-1986), e Comissão para Reexame da Matriz Energética (1991-93). Assessorou o governo brasileiro em temas de Planejamento Energético (1984-1986 e 1991-1993), desregulamentação da indústria (1997-1999), negociações comerciais (1991-2004), e disputas comerciais.
Representante da Sociedade Civil Especialista em Matéria de Energia no CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, no Governo Federal do Brasil, designado para o período de 2016 a 2018, e reconduzido até 2020.
Com vasta experiência em negociações e disputas comerciais na ITC (International Trade Commission) e na Organização Mundial do Comércio (OMC), Dr. Nastari atuou pelo governo brasileiro como expert economista nas disputas comerciais envolvendo exportações de etanol para os Estados Unidos (ITC), exportações de açúcar subsidiado da União Europeia, regime comum de importação de bananas na União Europeia, e regime brasileiro para a importação de pneus usados ​​e recauchutados (OMC).
É árbitro da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem, e da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira (SRB), tendo atuado também como Perito em vários casos nestas câmaras, na ICC – Câmara de Comércio Internacional em Paris, e na Câmara de Arbitragem Brasil-Canadá.
Autor Principal do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, e Consultor de Energia de Biomassa exceto madeira, do Conselho Mundial de Energia.
Co-fundador e membro do Consenso de Biocombustíveis Sustentáveis ​​(Bellagio Consensus), Rockefeller Foundation Bellagio Center, Bellagio, Itália, em 2008, e participante do Fórum Estratégico de Bled, desde 2008, em Bled, na Eslovénia.
Dr. Nastari é membro do Comitê Mundial de Açúcar, na ICE Futures (Intercontinental Exchange), em Nova York, desde 2010, onde são feitas recomendações para melhorias nas regras de contratos e outros assuntos relacionados com o comércio mundial de açúcar.
Membro do Conselho de Infraestrutura da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, em São Paulo, desde 2012.
Membro do Scientific Advisory Committee, Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CTBE-CNPEM, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Governo da República Federativa do Brasil, desde 2018.
Desde 1984, é presidente e CEO da Datagro Consultoria Ltda., uma das principais empresas de consultoria independente do mundo especializada em mercados agrícolas, atendendo clientes em 41 países.

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio

Patrocinio Salas Temáticas

Hub Inovação powered by

Parceiro de mídia

Apoio

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

PARCERIA ESPECIAL

INFORMAÇÕES

MCI Brasil
Rua George Ohm, 230, 19ºa,
Torre A, São Paulo, Brazil
+55 11 3056 6000
atendimento@mci-group.com
www.mcibrasil.com.br

SAVE THE DATE

17 e 18 de junho de 2019
Centro Fecomercio de Eventos
Rua Doutor Plínio Barreto, 285
São Paulo | SP